Seguidores

sábado, 15 de março de 2008

OBÁ



O terceiro Trono assentado na Coroa Divina é o Trono do Conhecimento, regendo o polo positivo temos o Orixá Oxóssi e no polo negativo temos a Orixá Obá, sendo a terceira linha de nossa Umbanda.


Portanto Obá atua nos seres através do terceiro sentido da vida que é o conhecimento, seu elemento natural é a terra e o seu segundo elemento é o vegetal.


No Trono do Conhecimento temos Oxóssi com magnetismo irradiante e Obá com magnetismo absorvente. Enquanto ele irradia conhecimento, estimulando a busca dos mesmos, ela paralisa os seres que se desvirtuaram justamente porque receberam conhecimentos distorcidos, falsos e viciados ou então ao receberem os conhecimentos eles mesmos os distorceram da forma que lhes fossem mais úteis.


Obá atua mais no campo religioso, sua função é paralisar os excessos cometidos pelas pessoas que dominam o conhecimento religioso, ela paralisa os conhecimentos viciados e aquieta os seres antes que cometam erros irreparáveis.


Quando Obá atua, o ser que por ela for paralisado passa a se desinteressar pelo assunto que o atraía, torna-se meio apático e alguns perdem até a sua desvirtuada maneira de raciocinar.

Após o ser estar paralisado e quando o seu emocional for descarregado dos conceitos falsos, então ela o conduz para Oxóssi que irá redirecioná-lo para a linha reta do conhecimento.


Resumindo temos:


- Oxossi irradia conhecimento e Obá o concentra.


-Oxossi estimula o ser e Obá anula.


-Oxossi vibra conhecimento e Obá absorve as irradiações desordenadas dos seres regidos pelos mistérios do conhecimento.


-Oxossi é o raciocínio arguto e Obá é o concentrador.


As velas que se oferecem a Obá são: brancas, verdes, margentas ou vermelho vivo.

sexta-feira, 14 de março de 2008

OXÓSSI




O terceiro trono assentado na Coroa Divina é o Trono do Conhecimento, ocupado no polo positivo por Oxossi e no polo negativo por Oba, o Trono do Conhecimento forma a terceira linha de nossa Umbanda.

Oxossi cujo elemento é vegetal detém o poder de criar, manter e transformar a fauna e flora do Planeta.

Oxossi é a natureza, especificamente nas matas e no reino animal.

Oxossi tem magnetismo irradiante, irradiando conhecimento o tempo todo.

Ele é cientista, conhecedor das ervas e grande curador, é também o doutrinador que traz o alimento da fé e o saber aos espíritos fragilizados tanto nos aspectos de fé como no saber religioso.

Oxossi rege a agricultura e a lavoura, caçador por excelência, sua busca visa o conhecimento, buscando sempre os melhores caminhos para os seres, os melhores fluidos e as melhores energias (ligadas à saúde).


Oxossi irradia, estimula e vibra conhecimento, Oxossi é o raciocínio arguto, é a busca, é a procura, é a curiosidade, é o movimento contínuo na evolução dos seres na apresentação de novos conhecimentos, novos horizontes, etc...

Na Umbanda seu sincretismo é feito com São Sebastião, que certamente ocupa um trono intermediário, do Trono do Conhecimento, representando o caçador das almas, o mestre que ensina a doutrina prática e a catequese dos filhos que o procuram.

Oferendas: velas brancas, verdes e rosa, cerveja branca, vinho doce e licor de caju, flores do campo e frutas variadas, tudo no seu reino que são as matas.


quarta-feira, 12 de março de 2008

OXUMARÉ



Oxumaré, polo negativo que juntamente com Oxum polo positivo, formam o Trono do Amor ou da Concepção da Vida, irradiando sentimentos de amor, fraternidade e união.


Oxumaré é a renovação da Vida, dilui as causas de desequilíbrio, quando gera de si as condições ideais para que tudo seja renovado.


Oxumaré é orixá cósmico e só entra na vida dos seres caso as agregações (ligações) entrem em desequilíbrio ou desarmonia, ele desfaz o que perdeu sua condição ideal de existência, dilui para que seja reagregado em novas condições.


Oxumaré é a renovação contínua em todos os sentidos da vida de um ser, sua ligação com Dá, a serpente do arco-íris não é por acaso, pois ele irradia as sete cores, que caracterizam as sete irradiações Divinas, que originam as sete linhas da Umbanda.


Portanto ele está presente em todas as sete linhas, atuando como elemento renovador:


- Linha da Fé elemento renovador da religiosidade dos seres.

-Linha da Concepção elemento renovador do amor e sexualidade dos seres.

-Linha do Conhecimento como renovador dos conceitos, fundamentos e teorias.


-Linha da Justiça como renovador dos juízos.


-Linha da Lei como renovador das ordenações que acontecem de tempos em tempos.


-Linha da Evolução como a renovação das doutrinas religiosas.


-Linha da Geração como a renovação de vida para os seres, o próprio reencarne, quando o espírito troca de pele, como faz a Serpente Dá, a Serpente Encantada do Arco-Íris.



Ele é o orixá que forma par natural com Oxum, ela agrega com o amor e ele desagrega, dilui quando a ligação feita por Oxum foi superada ou entrou em desarmonia (desequilíbrio), ele atua diluindo tudo e gerando em si e de si as condições ideais para que tudo se renove.


Esclarecemos que o magnetismo de Oxumaré é composto de duas ondas entre cruzadas que seguem na mesma direção, criando uma irradiação ondeante e diluidora de todas as agregações não estáveis. Uma dessas ondas dilui as agregações cujo magnetismo agregador é de natureza masculina; outra dilui as agregações de natureza feminina, dissolvendo compostos energéticos, alterando estruturas elementares e modificando sentimentos.


Exatamente por causa dessas duas ondas magnéticas, explicadas acima, uma para a natureza masculina e outra para a natureza feminina, é que erroneamente os leigos ou aqueles que não se aprofundaram na doutrina acreditam que o Orixá Oxumaré seja popularmente falando, seis meses de natureza masculina e seis meses de natureza feminina, isto não é verdade. 

Deus nosso Criador contem em si as duas essencias, masculina e feminina, Ele nos fez a sua imagem, ou seja, iguais a Ele, encarnados homens ou mulheres contem as duas essências, apenas uma delas será a predominante. 

O mesmo acontece com os Orixás, que são emanações Divinas do mesmo Deus, o Criador, ou seja, eles são partes do próprio Deus.  


Oferendas: Velas brancas, azuis, verdes, dourada, vermelha, roxa, rosa e marrom terroso, frutas, champanhe rose e flores variadas.


segunda-feira, 10 de março de 2008

OXUM



Oxum é o Trono do Amor Divino e da Concepção da Vida em todos os sentidos, rege a dimensão mineral da vida, Oxum é o polo positivo e Oxum-Maré o polo negativo.


A energia mineral está presente em todos os seres e também está presente nos vegetais, uma vez que a água doce é um dos principais “alimentos dos vegetais” e esta está carregada de minerais, portanto Oxum manifesta-se nas matas de Oxossi, através da água fertilizadora, devido a isto Oxum também atua na linha do conhecimento.

A água é o elemento gerador de vida e, portanto tanto Iemanjá como Oxum têm o dom da fertilidade. 

Oxum, polo positivo e juntamente com Oxum Maré, polo
 negativo, o Trono do Amor Divino forma toda uma linha vertical cujas vibrações, magnetismo e irradiações multidimensionais estimulam nos seres os sentimentos de amor, fraternidade e união.

Entre os encargos de Oxum está a incumbência de cuidar das crianças desde a gestação até a idade que possam falar.

Dona do ouro, da riqueza e das águas doces, favorece a riqueza espiritual e a abundância material.


Na Umbanda é feito o sincretismo com Nossa Senhora da Conceição ou com Nossa Senhora Aparecida, o sincretismo é muito justo porque Nossa Senhora é a representação do amor, a Mãe que nunca desampara que ama os seus filhos incondicionalmente, por isso sem dúvida nenhuma é um dos Tronos intermediários do Trono do Amor Divino.


Suas oferendas são: Velas azuis, brancas e amarelas, flores como lírio e oriri, frutos e essência de rosa. As oferendas são feitas normalmente nas cachoeiras.


Texto elaborado com ajuda de amigos espirituais.

domingo, 9 de março de 2008

SENHORA DO TEMPO E DA FÉ





PEÇO QUE LEIAM NA POSTAGEM ANTERIOR NO INICIO A EXPLICAÇÃO SOBRE A ORIGEM DOS ORIXÁS .
 LINK :

Na postagem anterior escrevemos sobre o Regente de pólo positivo do Trono da Fé, Oxalá, nesta postagem iremos escrever sobre o pólo negativo do Trono de Fé, Oiá inicialmente, mas há algum tempo sabe-se que não é Oya, mas também não é Logunan, Logunan não existe no panteão africano. 

Então para não criar polêmica aqui a chamarei do que ela realmente é :  a  Senhora do Tempo e da Fé. Pode atuar em vários campos, vários são os seus mistérios,  mas  aqui falaremos de sua atuação no  campo religioso, ou seja, ela é a ordenadora do caos religioso.

O mistério da fé tem no “tempo” a chave do seu mistério, pois é na eternidade do tempo e na infinita bondade de Deus que a evolução acontece. A Senhora do Tempo e da Fé e Oxalá são os orixás que regem a linha de fé na nossa Umbanda, esta é a primeira linha, dentre as sete linhas que regem a Umbanda, as sete linhas de Umbanda, são as sete irradiações divinas do nosso Criador, sete tronos portanto sete irradiações.

Oxalá é o regente universal (pólo positivo), a Senhora do Tempo e da Fé é a regente cósmica (pólo negativo), da linha da fé, lembrando  é também a senhora do Tempo, e tempo é o vazio cósmico onde são retidos todos os espíritos que atentam contra os princípios divinos que sustentam a religiosidade na vida dos seres, não importando que religião pratiquem.

Tanto Oxalá como a Senhora do Tempo e da Fé dão sustentação a todas as manifestações da fé e dão amparo a todos os “sacerdotes” virtuosos e guiados pelos princípios divinos, estimulando a evolução religiosa dos seres.

Quando um filho seu direto ou indireto (que têm a coroa regida por outros orixás), desvirtuam a religiosidade, atentando contra os princípios divinos, a Senhora do Tempo e da Fé entrará em ação,  a vida do ser entra em parafuso e só deixará de rodar quando tudo que houver de desregrado e desvirtuado que nela exista for esgotado, só então é que o ser poderá retomar a sua vida e ter possibilidades de evolução.

Mãe religiosa por excelência divina, mas mãe rigorosa por sua natureza cósmica, seu principal atributo é esgotar as energias negativas referentes à religiosidade dos espíritos humanos.

É mãe extremosa com seus filhos amados e extremamente rigorosa com seus filhos relapsos. Os filhos de Umbanda que têm em Oxalá o divino Pai da fé, também devem cultuar a Divina Mãe , com ele no pólo positivo e com ela no pólo negativo forma-se o par que rege a linha da fé.

CORES : Fumê, prateado, preto e branco, azul escuro
 
OFERENDA : Toalha ou pano branco; • velas branca e azul escuro; • fitas branca e azul escuro; • linhas branca e azul escuro; • pembas branca e azul; • copo ou quartinha com água; • licor de anis; • frutas (laranja, uva, caqui, amora, fi­go, romã, maracujá azedo); flores (do campo, palmas brancas, lírios brancos).
 

Texto elaborado com ajuda de amigos espirituais.