Seguidores

sábado, 23 de fevereiro de 2008

ORAÇÃO A OXALÁ




Salve Oxalá, força divina do amor, exemplo vivo de abnegação e carinho.


Rogamos a vós, ó bondoso mestre, a vossa proteção para que , possamos sentir em nossos corações, cada vez mais viva, a chama do nosso amor por Deus e por todas as suas criaturas.



Derramai vossa benção por sobre todos nós e especialmente por sobre aqueles que se encontram recolhidos às casas de saúde, manicômios e penitenciárias, por sobre todos os que nascem neste momento e , ainda, muito especialmente pelo os que desencarnaram e se dirigem, já em espírito, ao mundo invisível,
para o ajuste de contas.


Proteção ó Pai Oxalá! Força e proteção para todos os que palmilham o caminho do bem e misericórdia para os que vivem no mal e para o mal, esquecidos de si próprios. 

Assim Seja.



Colaboração de nosso irmão
Washington de Oxossi em memória

25-02-2008

USAM O NOME DA UMBANDA



O nome da Umbanda tem sido usado não só por terreiros que praticam a Umbanda pura, como também tem sido usado por terreiros que misturaram Umbanda com Candomblé, originando o que chamam de Umbandomblé  e a Umbanda africana que seria a  Umbanda Omoloco o que não quer dizer que o terreiro não seja bom.

O importante é que o sacerdote (pai ou mãe de santo) seja uma pessoa idônea de coração puro e que siga as Leis do Amor ao próximo, o terreiro pode ser muito bom não importando muito a nação ou segmento  que siga, pois o importante é fazer a caridade.

O perigo encontra-se exatamente naqueles terreiros em que o nome da Umbanda é usado apenas como camuflagem, os que assistem até vêem uma gira aparentemente normal de Umbanda, mas quando se trata de realmente praticar a caridade, tudo muda de figura. O pobre consulente em dificuldades se vê assoberbado de mais um problema, ter que arranjar tantos reais para pagar qualquer tipo de trabalho para ajudá-lo, ou então os filhos do terreiro têm que dispor de quantias não pequenas para o pai "cuidar" de seus santos e da sua esquerda (as do filho).

Inclusive tais pais de santo evitam ensinar qualquer coisa a seus filhos com o claro intuito de mantê-los dependentes dele.

Então vem a pergunta: Os guias destes pais de santos nada fazem?

Sim, quando um médium se desvia da Lei, primeiramente os seus guias tentaram chamá-lo a razão, mas não obtendo sucesso os mesmos se afastam e em seus lugares outros espíritos menos evoluídos cercam o médium, estes espíritos até usam o mesmo nome dos guias do médium sem o mesmo se aperceber e com certeza se sentiram felizes ao verem o médium cair em sua evolução e contrair sérias dívidas na espiritualidade.

Para reconhecermos tais terreiros é só observarmos atentamente, por mais evoluído que seja um guia e mesmo sendo o chefe do terreiro, ele não pode burlar a Lei. Então mesmo quem é leigo tem noção do certo e do errado, e tudo que foge a verdadeira caridade, foge das leis, a principal delas é o amor ao próximo, portanto para o errado não há explicação nem desculpas.

Lembrem-se Umbanda é fé amor e caridade.

Texto elaborado com a orientação de amigos espirituais.


Luconi

23-02-2008

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

ALGUNS CONCEITOS DA UMBANDA





A Umbanda tem na mediunidade de incorporação a sua maior fonte de adeptos, devido ao fato que a maioria das religiões condena o médium ou o julga uma pessoa desequilibrada ou possessa.



A Umbanda tem que preparar muito bem os seus sacerdotes para que eles acolham em seus templos todas as pessoas possuidoras de faculdades mediúnicas, auxiliando-as em seu desenvolvimento, preparando-as para serem futuros sacerdotes.


A Umbanda não alimenta em seu seio nenhum preconceito com as outras religiões, considerando que todas são legitimas representantes de Deus e as vê como ótimas vias evolutivas criadas por Ele.


A Umbanda não adota práticas agressivas de conversão religiosa, preferindo somente auxiliar quem adentrar em seus templos, o tempo e o auxílio desinteressado têm sido os maiores atrativos dos fiéis umbandistas.



A Umbanda prega a existência de um Deus único e tem nessa sua crença o seu maior fundamento religioso, ao qual não dispensa em nenhum momento nos seus cultos religiosos e, mesmo que reverencie as divindades, os espíritos da natureza e os espíritos ascensionados (os guias-chefes), não os dissocia D"Ele, o nosso Pai Maior e nosso Divino Criador.



Texto extraído do livro " Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada "
de Rubens Saraceni
 22-02-2008

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

MACUMBA PERCURSORA DA UMBANDA


A Umbanda no Brasil é uma religião nova, com apenas um século de existência, as suas raízes estão na África. Destas raízes pouco se sabe, a não ser que lá tudo se originou há muito tempo, com o culto aos Orixás Naturais, que era realizado no ponto de forças de cada Orixá, sendo um culto puro, as oferendas eram de flores e frutas.

Com o tempo ele foi se modificando e quando os africanos chegaram ao Brasil, eles o trouxeram já com suas modificações. Os escravos para poderem praticá-lo de forma a fugirem das proibições de seus senhores, lembrando que na época o Catolicismo era predominante, fizeram um sincretismo entre os Orixás e os Santos católicos.

Este sincretismo não foi feito de forma aleatória, muito pelo contrário, seguiam as orientações dos Orixás, por exemplo: Umbanda = trono da fé= Oxalá (pai de todos os orixás, orixá maior da umbanda) representado nos terreiros por uma imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Trono do Amor = Oxum representada pela imagem de Nossa Senhora, e assim por diante. O Santo que correspondia exatamente as qualidades daquele Orixá, era sem dúvida um representante legítimo de tal trono.
Portanto do culto aos Orixás Naturais, originou-se no Brasil duas correntes : a nação do Candomblé e a Umbanda.

No século XIX existiam cerimônias isoladas realizadas por médiuns e seus guias, com uma mistura de rituais africanos, sincretismo católico, magia e influencia do espiritismo, estes rituais eram denominados de varios nomes dependendo a região do Brasil, Macumba é um deles.

A data que marca o início da Umbanda é o ano de 1.908 quando o Senhor Caboclo das Sete Encruzilhadas, no médiun Zélio Fernandino de Moraes, fez a anunciação da Umbanda, diferenciando-a do Candomblé e do Espiritismo.

Mas lembramos que ela já existia com outros nomes por esse Brasil afora, cultos que praticavam a caridade e traziam ensinamentos e a estes cultos cujos dirigentes são anonimos devemos ser gratos sempre! Já aravam um solo ríspido a custa de sofrimentos

Luconi
20-02-2008

UMBANDA RELIGIÃO




Após anos de aprendizagem dentro da umbanda, procurando sempre seguir as leis de Deus que são as mesmas em qualquer religião, cansei-me de vê-la sempre tão injustiçada, ora por pessoas totalmente leigas, ora por irmãos espíritas que tendo suas missões voltadas no Kardecismo, sem nunca se darem o trabalho de se informarem em fontes sérias sobre a umbanda,propagam que a umbanda não é religião e chegam mesmo a dizer que UMBANDISTA não crê em Cristo, ora injustiçada por irmãos de fé que fazem uso da sua mediunidade em proveito próprio, atuando com espíritos trevosos ou mistificando servindo para afastar da umbanda os irmãos bem intencionados que os procuram ingenuamente.


Por esta razão decidimos fazer este blog passando a história da umbanda e trocando informações para que não só possamos evoluir dentro do nosso saber mas também mostrar aos mais leigos o pouco saber que nos foi aberto sobre nossa religião.


Peço a contribuição daqueles que cultuam a verdadeira umbanda e estejam interessados na sua evolução para que  postem os seus comentários e sugestões. O que normalmente não acontece, pois umbandistas e simpatizantes da umbanda preferem se ocultar. Por quê? Não sei, eu tinha dezoito anos quando gritei aos quatro ventos que era umbandista.

Luconi
(Marcia Maria Luconi)

20-02-2008