Seguidores

sexta-feira, 21 de março de 2008

EGUNITA



EGUNITA


O Trono Natural da Justiça é o quarto Trono assentado na Coroa Divina.

Em seu polo positivo temos Xangô e em seu polo negativo Egunita.

Este é o Trono do Fogo Divino o elemento natural deste trono é o fogo, portanto um trono ígneo.

Xangô é o Orixá Universal e Egunita a Orixá Cósmica.

Egunita é a orixá cósmica que com o fogo purifica os sentimentos desvirtuados, é o Fogo da Purificação.

Egunita passa a atuar quando começa a existir no Ser um desequilíbrio, a própria energia negativa gerada por este desequilíbrio a atrai, e este fogo irá se acumular e quando chegar ao seu ponto de incandescência consumista irá esgotar e anular o Ser desequilibrado.


Portanto Oroina é ígnea de magnetismo negativo e seu fogo é cósmico e consumidor, Xango é ígneo de magnetismo positivo, seu fogo é universal e abrasador.

Xango aquece os seres tornando-os ajuizados, sensatos e calorosos.
Egunita consome as energias dos seres, fanatizados e desequilibrados, apatizando-os, paralisando-os e anulando seus vícios emocionais e desequilíbrios mentais.

Impossível falarmos de Egunita e Xangô (linha ígnea) sem falarmos de Ogum e Iansã (linha eólica). Portanto a linha do fogo se polariza com a linha do ar criando duas linhas mistas na Umbanda. O Fogo necessita do Ar para mantê-lo.

Teremos nestas linhas mistas: Xango e Iansã, Ogum e Egunita.
Portanto Egunita (fogo) se polariza com Ogum (ar), que lhe dá sustentação necessária, de forma passiva e ordenada.

Se Ogum se polarizasse com Xango, como os dois são passivos, o fogo de Xango só iria consumir o ar de Ogum. Ogum é passivo no seu primeiro elemento o ar e é ativo no seu segundo elemento que é o fogo.

Xango polariza com Iansã e suas irradiações passivas se tornam ativas no ar. Egunita se polariza com Ogum e suas irradiações por propagação magnética assumem a forma de fachos flamejantes.

Entendam que a justiça e a lei não são antagônicas e sim complementares, o fogo na verdade não anula o ar, mas tão somente o energiza com seu calor, e o ar não apaga o fogo, mas só o expande ou o faz refluir.

Todos os Orixás Universais ou Cósmicos têm uma função a realizar e esta função sempre nos beneficiará, quando nos paralisam também estão nos ajudando, impedindo que continuemos a trilhar o caminho errado, evitando uma maior queda espiritual para nós.



Oferendas de Egunita: velas vermelhas, douradas, azuis, laranjas e brancas, água e licor de menta, palma vermelha.


Texto baseado no livro “O Código de Umbanda”
Obra psicografada por Rubens Saraceni.


quarta-feira, 19 de março de 2008

XANGO




O quarto Trono Assentado na Coroa Divina, é o Trono da Justiça Divina, tendo assentado no seu polo positivo Xango e no seu polo negativo Egunitá.
 
Xango é o Orixá da Justiça e seu campo preferencial de atuação é a razão, despertando nos seres o senso de equilíbrio e equidade, Xango é o fogo e irradia o calor que coloca os seres em movimento, é o calor que aquece os fluídos e permite que os processos genéticos se desdobrem e a vida aconteça de forma justa e equilibrada, ele é o fogo da justiça que anima os seres e faz com que cada um respeite os limites alheios.


A linha Natural da Justiça, como vimos é formada por Xango e Egunita, o seu elemento é o fogo, é o Trono Natural do Fogo Divino, Xango é irradiante, Egunita é cósmica.


A linha da justiça se polariza com a linha da Lei (eólica por excelência) Ogum e Iansã.


Logo, Xango (fogo) se polariza com Iansã (ar) e Egunita (fogo) se polariza com Ogum (ar) criando duas linhas mistas ou duas linhas regentes da nossa Umbanda.


Xangô é o Orixá natural da Justiça e está assentado no polo positivo da linha do fogo Divino, portanto seu elemento é o fogo, seu magnetismo é irradiante e ele é um Orixá Universal.


Xangô se projeta do polo positivo da linha do fogo Divino e faz surgir sete hierarquias naturais de nível intermediário, pontificadas pelos Xangos regentes dos polos e níveis vibratórios intermediários da linha de Forças da Justiça Divina.


Estes sete Xangos
 intermediários são Orixás Naturais, regentes de níveis vibratórios, são multidimensionais e irradiadores das qualidades, atributos e atribuições do Orixá Maior Xangô, aplicando os aspectos positivos da Justiça Divina nos níveis vibratórios positivos e polarizam-se com os Xangos cósmicos que são os aplicadores do aspecto negativo, na Umbanda quem lida com os Xangos cósmicos são os Exus e Pomba-giras, vamos nos ater aos Xangos dos pólos positivos que formam hierarquias de orixás intermediadores que pontificam as linhas de trabalho espirituais.


Todo orixá intermediário e todo orixá intermediador têm nomes mântricos que não podem ser abertos para o plano material, por isso adotam nomes simbólicos como: Xangô Sete Pedreiras, Xangô dos Raios, Xangô dos Tempos, etc..., mas quem usa esses nomes são os orixás intermediadores que foram humanizados e comandam linhas de caboclos que se manifestam na Umbanda. 

O sincretismo na Umbanda com a Católica é representado por São Jerônimo, como também por São João Batista, São Pedro e São Paulo, muito justo o sincretismo pois os mesmos são eternos defensores da Lei Divina.


Oferendas: Vela branca, vela marrom e vermelha, cerveja escura, vinho tinto e licor de Ambrósia, quiabo, caqui, manga rosa e mamão.


Texto baseado no Livro " O Código da Umbanda"
Obra psicografada por Rubens Saraceni