Seguidores

sexta-feira, 7 de março de 2008

OXALÁ TRONO DA FÉ



São sete energias Divinas, energias cuja origem é Deus, energias emitidas por ELE, que na Umbanda são denominadas de Tronos Divinos, cada Trono nada mais é que a concentração da energia pura emitida por ELE.

As energias Divinas são: Fé, Amor, Conhecimento, Justiça, Lei, Evolução e Geração.

 
Os Orixás são oriundos da África, a esta terra bendita foi dada a benção dos Orixás a este povo serem desventados. Isto há milênios atrás. 

Isto aconteceu na região denominada de Ioruba, que é composta por diversos grupos étnicos com lingua e cultura semelhantes. 

 Em solo africano o culto é individualizado, ou seja, se cultua apenas uma divindade ( um Orixá) por região, todos os habitantes daquele lugar são seguidores daquele Orixá. 

Não citar o fato que eles na África são cultuados há milenios, é se apropriar da cultura alheia, é não respeitar a cosmogonia Africana.  

Os Orixás não são só dos africanos, eles são emanações do próprio Criador (Olorum, Deus) que dá a mesma oportunidade de aprendizado a todos os seus filhos. Mas o povo africano teve o merecimento de serem o primeiro a ter a revelação dos Orixás.


Oxalá

 Representa o Trono da Fé, é a energia Divina da Fé está assentado na Coroa Divina, irradia a fé em todos os sentidos e em todos os seres.



Oxalá, Orixá Maior de nossa Umbanda, sustentador de nossa fé.


Nos altares dos templos umbandistas a imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo é colocada representando o Trono da Fé, devido ao sincretismo que os escravos foram obrigados a fazer para cultuarem sua fé em paz.   Jesus veio à Terra  humanizou--se para ensinar as Leis de Deus, mais especificamente a Lei do Amor e  a fé em Deus Pai Todo Poderoso, os escravos não escolheram sem fundamento, foram orientados por seus Orixás. 


Os atributos de Oxalá são cristalinos, pois é através da essência cristalina que suas irradiações nos chegam, imantando e despertando em nós o sentimento da fé. 

Todo Trono tem dois pólos, Oxalá é o positivo e seu pólo negativo é da Senhora do Tempo e da Fé.  Oxalá irradia a fé, e o polo cósmico absorve as irradiações desordenadas de fé vibradas por religiosos desequilibrados. Enquanto ela se contrapõe a ele porque a sua atuação é absorver as energias de fé desequilibradas, Oxalá irradia fé o tempo todo para todos.



As atribuições de Oxalá são amparar todos os seres nos mistérios religiosos da fé, quando o ser está voltado para o materialismo e as paixões desenfreadas, infelizmente não raro entre os espíritos encarnados, ele não consegue absorver as energias se afastando da luminosidade entrando nos domínios gélidos da Senhora do Tempo e da Fé, onde terão que esgotar suas energias negativas.


As oferendas para Oxalá são entre elas velas brancas, flores, frutas e mel.

Ofertadas em campinas, bosques, jardins floridos, praias limpas, etc..


Lembrando que a origem de Orixá  das sete linhas sagradas da Umbanda tiveram a sua origem na África. Isto há mais de cinco mil anos, os Orixás não pertencem unicamente a África, pois são emanações do próprio Criador que protege todos seus filhos igualmente. 
 Mas foi na África que houve a revelação, mais precisamente na região YORUBA, que é uma região que comporta vários países. 
 
A África tem toda uma cosmogonia, a filosofia Yorubá é extremamente sábia e iguala todos os seres. Povo que se evoluiu rapidamente na questão moral! 

Infelizmente deturpada pelo colonizador que só havia se evoluído materialmente, na questão moral estavam engatinhando, nem os ensinamentos de Jesus Cristo eles seguiam, e atualmente poucos seguem, uma vez que Jesus não pregou religião, apenas pregou a Lei do Amor.      
 Esta parte do texto é de minha autoria. 




Texto elaborado com ajuda de amigos espirituais.
 Luconi Marcia

quarta-feira, 5 de março de 2008

EM RESUMO UMBANDA É ......




Em todas postagens anteriores tenho escrito sobre a origem e preconceitos da Umbanda, também foi escrito sobre a mediunidade e hoje antes de começar a falar das linhas que integram a Umbanda eu gostaria de deixar bem claro alguns tópicos.


A Umbanda é uma religião espírita, é uma religião naturalista, é uma religião afro-ameríndia brasileira.

Na umbanda encontra-se exemplificado os ensinamentos de CRISTO que a Umbanda tem como o MAIOR mestre que encarnou nesta Terra não é Orixá. 
 
É Espírita porque acredita nas manifestações dos espíritos e na reencarnação como meio de evolução espiritual. 

Natural porque cultua os orixás naturais em seus pontos de força.

Afro porque seus Orixás, são os deuses africanos, foi na África que em primeiro lugar foram cultuados.


Não basta para um templo ter a aparência de um templo umbandista e não seguir a Lei Maior nem as normas que os Orixás nos ensinaram.


Não basta para o médium de umbanda ter feito as devidas obrigações para se tornar um sacerdote (pai ou mãe de santo), se ele já não tiver alcançado na espiritualidade essa condição, muitas vezes, vê-se pais e mães de santo que não fizeram todas as preparações, mas a elevação espiritual demonstrada através de suas atitudes morais, já os tornaram aptos para tal na espiritualidade, como exemplo temos o médium Zélio Fernandino de Morais que com o caboclo das Sete Encruzilhadas, com apenas dezesseis anos de idade, fundou a Umbanda, dando as suas normas em 1.908.


Todo terreiro ou templo de Umbanda que cobra a caridade praticada, com certeza denomina-se Umbanda sem ter o merecimento, portanto não é um terreiro Umbandista. Não estamos falando de atendimentos fora do templo de oráculos, terapias holísticas entre outros atendimentos que requer que quem o pratica tenha estudado, se especializado e passa os seus dias em atendimentos.     
Concorda-se que seja dividida entre toda a corrente inclusive o sacerdote a despesa imprescindível ao funcionamento do Templo.


A Lei Umbandista não permite de forma nenhuma que sejam feitos trabalhos para o mal, ou que sejam feitos trabalhos para interferirem no livre arbítrio das pessoas, os cultos umbandistas devem se restringir à elevação espiritual de seus filhos e assistência, trabalhos de caridade como cura e limpeza espiritual, sendo que esta depende da necessidade de cada um, podendo ser:através de passe, descarrego, desfazendo trabalhos
espirituais, etc....


Os mentores espirituais da Umbanda, ou seja os guias que nela trabalham, são nossos amigos espirituais, alguns nossos ancestrais tanto da direita como da esquerda, se magoam muito quando os filhos ou assistência não têm por eles amor, pensando em usá-los somente para conseguir os seus interesses, pois não veem a Umbanda como religião. Não se esqueçam eles são espíritos humanos como nós, em excessão dos Orixás e algumas entidades de linhas específicas, que são seres naturais.   


São esses tópicos que quisemos repetir nesta postagem, apesar dos mesmos já estarem incluídos e explicados com maiores detalhes em postagens anteriores, são muito importantes, pois eles definem as diretrizes de nossa religião.

NÃO ESQUEÇAM, cada terreiro de umbanda tem a sua doutrina, baseada no segmento que segue, nenhum está errado e nenhum está totalmente certo, por isso antes de fazer parte de um terreiro de umbanda procurem conhecer a doutrina que seguem, na dúvida perguntem ao Dirigente do terreiro, só façam parte da corrente se a doutrina vingente falar ao seu coração. 


Fé, Amor, Humildade e Caridade, são as bandeiras que a Umbanda carrega.


Ditado por Pai João de Angola.
psicografado por Luconi
em 05-03-2008.

terça-feira, 4 de março de 2008

ORAÇÃO DO UMBANDISTA



Senhor, faça de mim um instrumento da Vossa comunicação.

Onde tantos mistificam que eu leve a palavra da verdade!

Onde tantos procuram serem servidos que eu leve a alegria de servir!

Onde tantos fecham os olhos para a prática do bem que eu abra o meu coração para acolher!

Onde tantos usam a Umbanda como comércio que eu seja usado pela Umbanda para o amor!

Onde tantos espalham a ignorância e o preconceito que eu saiba agir pela luz do conhecimento e da razão!

Onde a vida perdeu o sentido que através da Umbanda eu leve o sentido de viver!

Onde tantos me pedem um “despacho” que eu saiba ensinar a benção do trabalho interno!

Onde haja doença que eu leve a vibração de saúde do Senhor Oxossi!

Onde haja desespero que eu leve a concórdia e a placidez das águas!

Onde houver desânimo que eu leve a determinação e a tenacidade do Senhor Ogum!

Onde houver injustiça que eu leve o discernimento e a justiça do Senhor Xangô!

Onde tantos me pedem um milagre que eu seja a humildade do Preto Velho!

Onde tantos estão sempre distantes que eu possa fazer a Umbanda sempre presente!

Onde tantos sofrem de solidão que faz morrer que eu seja a pureza da Ibejada, espalhando a alegria!

Onde tantos morrem na matéria que passa, que o Senhor Omulu me abençoe com a vibração da terra, geradora permanente da vida!

Onde tantos olham para a terra que eu seja um espelho de Aruanda, a refletir sua luz na terra!


Colaboração do amigo Washington de Oxossi ( em memória)