A Umbanda no Brasil é uma religião nova, com apenas um século de existência, as suas raízes estão na África. Destas raízes pouco se sabe, a não ser que lá tudo se originou há muito tempo, com o culto aos Orixás Naturais, que era realizado no ponto de forças de cada Orixá, sendo um culto puro, as oferendas eram de flores e frutas.
Com o tempo ele foi se modificando e quando os africanos chegaram ao Brasil, eles o trouxeram já com suas modificações. Os escravos para poderem praticá-lo de forma a fugirem das proibições de seus senhores, lembrando que na época o Catolicismo era predominante, fizeram um sincretismo entre os Orixás e os Santos católicos.
Este sincretismo não foi feito de forma aleatória, muito pelo contrário, seguiam as orientações dos Orixás, por exemplo: Umbanda = trono da fé= Oxalá (pai de todos os orixás, orixá maior da umbanda) representado nos terreiros por uma imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Trono do Amor = Oxum representada pela imagem de Nossa Senhora, e assim por diante. O Santo que correspondia exatamente as qualidades daquele Orixá, era sem dúvida um representante legítimo de tal trono.
Portanto do culto aos Orixás Naturais, originou-se no Brasil duas correntes : a nação do Candomblé e a Umbanda.
No século XIX existiam cerimônias isoladas realizadas por médiuns e seus guias, com uma mistura de rituais africanos, sincretismo católico, magia e influencia do espiritismo, estes rituais eram denominados de varios nomes dependendo a região do Brasil, Macumba é um deles.
A data que marca o início da Umbanda é o ano de 1.908 quando o Senhor Caboclo das Sete Encruzilhadas, no médiun Zélio Fernandino de Moraes, fez a anunciação da Umbanda, diferenciando-a do Candomblé e do Espiritismo.
Mas lembramos que ela já existia com outros nomes por esse Brasil afora, cultos que praticavam a caridade e traziam ensinamentos e a estes cultos cujos dirigentes são anonimos devemos ser gratos sempre! Já aravam um solo ríspido a custa de sofrimentos
Luconi
20-02-2008
20-02-2008
Adorei a ideia do blog, vcs estao de parabens, vou visitar sempre para entender melhor o espiritismo
ResponderExcluirabraços