Seguidores

sexta-feira, 7 de março de 2008

OXALÁ TRONO DA FÉ



São sete energias Divinas, energias cuja origem é Deus, energias emitidas por ELE, que na Umbanda são denominadas de Tronos Divinos, cada Trono nada mais é que a concentração da energia pura emitida por ELE.

As energias Divinas são: Fé, Amor, Conhecimento, Justiça, Lei, Evolução e Geração.

 
Os Orixás são oriundos da África, a esta terra bendita foi dada a benção dos Orixás a este povo serem desventados. Isto há milênios atrás. 

Isto aconteceu na região denominada de Ioruba, que é composta por diversos grupos étnicos com lingua e cultura semelhantes. 

 Em solo africano o culto é individualizado, ou seja, se cultua apenas uma divindade ( um Orixá) por região, todos os habitantes daquele lugar são seguidores daquele Orixá. 

Não citar o fato que eles na África são cultuados há milenios, é se apropriar da cultura alheia, é não respeitar a cosmogonia Africana.  

Os Orixás não são só dos africanos, eles são emanações do próprio Criador (Olorum, Deus) que dá a mesma oportunidade de aprendizado a todos os seus filhos. Mas o povo africano teve o merecimento de serem o primeiro a ter a revelação dos Orixás.


Oxalá

 Representa o Trono da Fé, é a energia Divina da Fé está assentado na Coroa Divina, irradia a fé em todos os sentidos e em todos os seres.



Oxalá, Orixá Maior de nossa Umbanda, sustentador de nossa fé.


Nos altares dos templos umbandistas a imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo é colocada representando o Trono da Fé, devido ao sincretismo que os escravos foram obrigados a fazer para cultuarem sua fé em paz.   Jesus veio à Terra  humanizou--se para ensinar as Leis de Deus, mais especificamente a Lei do Amor e  a fé em Deus Pai Todo Poderoso, os escravos não escolheram sem fundamento, foram orientados por seus Orixás. 


Os atributos de Oxalá são cristalinos, pois é através da essência cristalina que suas irradiações nos chegam, imantando e despertando em nós o sentimento da fé. 

Todo Trono tem dois pólos, Oxalá é o positivo e seu pólo negativo é da Senhora do Tempo e da Fé.  Oxalá irradia a fé, e o polo cósmico absorve as irradiações desordenadas de fé vibradas por religiosos desequilibrados. Enquanto ela se contrapõe a ele porque a sua atuação é absorver as energias de fé desequilibradas, Oxalá irradia fé o tempo todo para todos.



As atribuições de Oxalá são amparar todos os seres nos mistérios religiosos da fé, quando o ser está voltado para o materialismo e as paixões desenfreadas, infelizmente não raro entre os espíritos encarnados, ele não consegue absorver as energias se afastando da luminosidade entrando nos domínios gélidos da Senhora do Tempo e da Fé, onde terão que esgotar suas energias negativas.


As oferendas para Oxalá são entre elas velas brancas, flores, frutas e mel.

Ofertadas em campinas, bosques, jardins floridos, praias limpas, etc..


Lembrando que a origem de Orixá  das sete linhas sagradas da Umbanda tiveram a sua origem na África. Isto há mais de cinco mil anos, os Orixás não pertencem unicamente a África, pois são emanações do próprio Criador que protege todos seus filhos igualmente. 
 Mas foi na África que houve a revelação, mais precisamente na região YORUBA, que é uma região que comporta vários países. 
 
A África tem toda uma cosmogonia, a filosofia Yorubá é extremamente sábia e iguala todos os seres. Povo que se evoluiu rapidamente na questão moral! 

Infelizmente deturpada pelo colonizador que só havia se evoluído materialmente, na questão moral estavam engatinhando, nem os ensinamentos de Jesus Cristo eles seguiam, e atualmente poucos seguem, uma vez que Jesus não pregou religião, apenas pregou a Lei do Amor.      
 Esta parte do texto é de minha autoria. 




Texto elaborado com ajuda de amigos espirituais.
 Luconi Marcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJAM BEM VINDOS FICAMOS FELIZES COM SEUS COMENTÁRIOS QUE NOS INCENTIVAM E ACARINHAM NOSSOS CORAÇÕES