TRADUTOR

Seguidores

sexta-feira, 21 de março de 2008

EGUNITÁ


O Trono Natural da Justiça é o quarto Trono assentado na Coroa Divina.


Em seu pólo positivo temos Xangô e em seu pólo negativo Egunitá.


Este é o Trono do Fogo Divino o elemento natural deste trono é o fogo, portanto um trono ígneo.


Xangô é o Orixá Universal e Egunitá a Orixá Cósmica.


Egunitá é a orixá cósmica que com o fogo purifica os sentimentos desvirtuados, é o Fogo da Purificação.


Egunitá passa a atuar quando começa a existir no Ser um desequilíbrio, a própria energia negativa gerada por este desequilíbrio a atrai, e este fogo irá se acumular e quando chegar ao seu ponto de incandescência consumista irá esgotar e anular o Ser desequilibrado.


Portanto Egunitá é ígnea de magnetismo negativo e seu fogo é cósmico e consumidor, Xangô é ígneo de magnetismo positivo, seu fogo é universal e abrasador.

Xangô aquece os seres tornando-os ajuizados, sensatos e calorosos.
Egunitá consome as energias dos seres, fanatizados, desequilibrados e apaixonados, apatizando-os, paralisando-os e anulando seus vícios emocionais e desequilíbrios mentais.

Impossível falarmos de Egunitá e Xangô (linha ígnea) sem falarmos de Ogum e Iansã (linha eólica). Portanto a linha do fogo se polariza com a linha do ar criando duas linhas mistas na Umbanda. O Fogo necessita do Ar para mantê-lo.

Teremos nestas linhas mistas: Xangô e Iansã, e Ogum e Egunitá.

Portanto Egunitá (fogo) se polariza com Ogum (ar), que lhe dá sustentação necessária, de forma passiva e ordenada.

Se Ogum se polarizasse com Xangô, como os dois são passivos, o fogo de Xangô só iria consumir o ar de Ogum. Ogum é passivo no seu primeiro elemento o ar e é ativo no seu segundo elemento que é o fogo.

Xangô polariza com Iansã e suas irradiações passivas se tornam ativas no ar. Egunitá se polariza com Ogum e suas irradiações por propagação magnética assumem a forma de fachos flamejantes.

Entendam que a justiça e a lei não são antagônicas e sim complementares, o fogo na verdade não anula o ar, mas tão somente o energiza com seu calor, e o ar não apaga o fogo, mas só o expande ou o faz refluir.

Todos os Orixás Universais ou Cósmicos têm uma função a realizar e esta função sempre nos beneficiará, quando nos paralisam também estão nos ajudando, impedindo que continuemos a trilhar o caminho errado, evitando uma maior queda espiritual para nós.



Oferendas de Egunitá: velas vermelhas, douradas, azuis, laranjas e brancas, água e licor de menta, palma vermelha.


Texto baseado no livro “O Código de Umbanda”
Obra psicografada por Rubens Saraceni.


Um comentário:

SEJAM BEM VINDOS FICAMOS FELIZ COM SEUS COMENTÁRIOS QUE NOS INCENTIVAM E ACARINHAM NOSSOS CORAÇÕES