Seguidores

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

JUREMA NA NOITE DE LUA CHEIA




É noite de lua cheia,
que com sua magia,
a mata alumia,
a noite se faz dia.

Nesta noite ninguém dorme,
a tudo ela envolve,
aos escolhidos os seus mistérios abre,  
a muitos fortalece.

No meio deste cenário,
na margem do grande rio,
está a cabocla Jurema,
com seu rosário de pena.

A sua volta os caboclos,
em grande roda sentados,
aquietando o coração,
acompanham a silenciosa oração.

Ser dito nada precisa,
apenas se entregam,
a força misteriosa,
da lua que os domina.

Os olhos Jurema abre,
faz ao Pai uma prece,
sabedoria ela pede,
para a humanidade que padece.

Que entenda, finalmente, a humanidade,
se trouxe  conforto a modernidade,
abafou-lhes a essência,
pelo abuso feito dela.

Que voltem ao grande passado,
onde todos engatinhavam,
mas também compartilhavam,
a sabedoria dos antepassados.

Tinham a natureza,
como inigualável tesouro,
a mais valiosa beleza,
era a que a alma trazia.

Jurema tem a resposta,
os caboclos convoca,
a boa semente está lá,
as ervas daninhas vamos arrancar.

De toda alma que aceitar,
o amor oferecido,
a semente vamos regar, 
com as águas de Oxum. 

Lindo canto entoando ,
segue então a Jurema,
com ela os seus caboclos,
acima dela Oxóssi abençoando.

ditado por Joel
psicografado por Luconi
27-01-2012

8 comentários:

  1. Que Deus abençoe a fé!

    Abraços minha amiga!

    ResponderExcluir
  2. Luconi,muito linda sua poesia em homenagem a cabocla Jurema!Eu adoro uma musica que a Bethania canta sobre a cabocla Jurema,parece uma oração!Lindo poema e muito inspirado!Bjs,

    ResponderExcluir
  3. Minha amiga, ficou linda esta oração à Cabocla Jurema que leva as ervas daninhas para as profundezas deste mar.Lembrou bem a Anne. Aqui um trecho desta linda canção:
    Cabocla seu penacho é verde
    seu penacho é verde
    é da cor do mar

    é a cor da cabocla jurema

    Um belo fim de semana amiga e desejo que as coisas estejam sob controle.
    Meu abraço carinhoso e minha admiração.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Linda, linda oração!!! Que a "Cabloca Jurema da Cachoeira" nos proteja. Salve, salve!!! Arrepiante, sabia? Parabéns pelo blog.

    Um abraço

    Mariana, uma das M´s.

    ResponderExcluir
  5. Ah, a sabedoria dos antepassados!
    Disse tudo, amiga!
    Beijos meus!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu amo muito a minha cabocla Jurema! Salve sua forca e coragem sempre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ale obrigada pelo incentivo, estou meio devagar devido a minha vida que mudou bastante depois da passagem de meu companheiro, mas devagar vou colocar em ordem, obrigada mesmo, estava precisando de um incentivo para acordar, abraços Luconi

      Excluir
  7. Continue a postar coisas lindas assim! PARABENS!!!

    ResponderExcluir

SEJAM BEM VINDOS FICAMOS FELIZES COM SEUS COMENTÁRIOS QUE NOS INCENTIVAM E ACARINHAM NOSSOS CORAÇÕES