TRADUTOR

Seguidores

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

PORQUE A UMBANDA NÃO PODE EVOLUIR?




A Terra viveu muitas épocas, desde a sua criação, em cada uma delas a humanidade estava em um grau de evolução.

Os cultos africanos surgirão nos primórdios da história da humanidade, não se esqueçam que a África foi o berço da mesma.

Portanto era muito normal que eles fossem realizados de maneira bem primitiva, tinham os habitantes da época a necessidade de ao fazerem seus cultos ofertarem muitos presentes aos espíritos que evocavam aos deuses como os chamavam.

Também tinham a necessidade de dançar e cantar e também de tentarem se vestir de forma parecida com o deus que estavam cultuando.

Com o tempo algumas coisas foram se modificando, mas lá na África, nosso berço, pouca coisa evoluiu em comparação com o resto do planeta, aliás o que se vê é um contraste muito grande por lá mesmo.

Lugares que ocupados por maioria branca têm um aspecto urbano muito parecido com o mundo evoluído, seus habitantes têm acesso as
facilidades do mundo moderno, enquanto bem próximo nos arredores, negros ocupam um espaço onde tem de tudo menos o tal bem estar que a comunidade branca tem.

Encontram-se ainda um número sem fim de tribos, de lugarejos bem atrasados, onde a modernidade por eles nem é sonhada.

Não pretendo aqui entrar em questão política, mas que fique registrada nossa indignação pelo descaso para com seus irmãos, onde o irmão branco não tem interesse nenhum em evoluir, em amenizar o sofrimento desta vida ainda primitiva que levam. 

Arrastam-se e vivem pela sobrevivência apenas, não têm espaço para eles sequer sonharem com outras conquistas, ou de se aprofundarem em qualquer tipo de estudo, ainda os instintos são obrigados a falarem mais alto, pois a fome dói na alma, as doenças trazidas por ela ceifam os filhos, e bem poucos são os motivos de alegria. Então se vivem de forma talvez até pior que seus antepassados, uma vez que os mesmos tinham toda a floresta para conseguir seus alimentos, e a luta entre as tribos eram em termos de igualdade, natural que se prendam ainda aos cultos de forma primitiva.

Agora a maioria do mundo não vive assim, são privilegiados e têm acessos a todo tipo de informação e as armas naturais para a luta da sobrevivência, por isto não se prendem aos instintos básicos, não recebem mil oportunidades para se instruírem e evoluírem em todos os sentidos inclusive no que concerne a religiosidade.

Então eu pergunto, porque aqui nesta terra bendita, o Brasil, a maioria que pratica o culto da Umbanda que tem sim suas raízes nos deuses africanos, que na nova religião são chamados de Orixás, porque ainda se prendem aos rituais primitivos.

Porque existem correntes indo totalmente contra a evolução desta religião, criticam e nublam com suas críticas os trabalhos daqueles médiuns que tentam trazer o aprendizado para os filhos desta fé.

Alegam que isto é negar raízes, que isto é querer mudar a Umbanda,
mas se esquecem que a lei de evolução é para todos, que nenhum espírito encarnado ou desencarnado deve ficar paralisado, muito menos atravancar o progresso de seus irmãos, isto é lei básica em qualquer fé.

A Umbanda em suas bases jamais será modificada, pois sempre será alicerçada nos tronos divinos, nas sete essências, tronos com seus pólos positivos e negativos, tronos que são a emanação de Deus.

E ainda eu pergunto, porque dizer como muitos dizem que a Umbanda não é uma religião cristã, se NOSSO SENHOR JESUS CRISTO é considerado pela maioria dos espíritas nosso GOVERNADOR PLANETÁRIO, ou seja Aquele que ordena a evolução dos espíritos na Terra, Ele disse que somos o seu rebanho, nada aqui acontece sem a sua permissão, sem estar programado já bem antes de acontecer, então a Umbanda quando fundada passou pela sua aprovação e com certeza ELE lhe deu as diretrizes, então como é que os Umbandistas não são cristãos?

Pergunto ainda, porque na maioria dos centros umbandistas, não existe uma evangelização? Porque não existe uma escola para adultos e uma adaptada para crianças para ensinar a doutrina umbandista mostrando que ela anda abaixo das Leis Divinas que tanto Cristo nesta terra pregou, porque?

Não sabem que quanto mais evoluírem, menos as forças das trevas terão acesso? Não sabem que a melhor defesa é a boa conduta, é o respeito as leis do amor e da vida que são as mesmas pregadas pelo Mestre Jesus?

Vamos pensar no assunto, vamos você que está lendo pelo menos refletir sobre o assunto, lembre-se que nada é ilógico, tudo tem uma explicação muito lógica, que a lei é igual para todos.

Lembro que os trabalhos espirituais da Umbanda deve sempre procurar realizar o bem, jamais interferir no livre arbítrio dos seres, deve procurar não só evoluir o filho que pede, mas também os espíritos sejam de que origem forem que se apresentar, a maioria usa nome de Exu ou Pomba-Gira sem o serem, são infelizes trevosos perdidos a centenas de anos, escravizados nas trevas, e não podemos deixar de dar-lhes a oportunidade de mudarem de situação, vai saber quando eles terão nova chance. E é esse trabalho que é o mais lindo da Umbanda, retirar das trevas os seus escravos, que sei estão lá por suas próprias faltas, mas são como um dia nós fomos e alguém nos estendeu a mão.

DEUS OS ABENÇOE
QUE NOSSO SR. JESUS CRISTO OLHE POR TODOS.

Ditado por Pai Jacó
Psicografado por Luconi


5 comentários:

  1. Que bela e verdadeira msg!Não podemos discriminar,mas precisamos aprender!Bjs a todos!

    ResponderExcluir
  2. Acredito que não só para os espiritas JESUS é considerado o Governador do mundo ,mas para muitos outros seguimentos religiosos .
    Gostei da mensagem da amiga e aproveito para agradecer as constantes visitas durante minha ausencia.
    Amiga ,envio vibrações positivas para toda a familia.....

    ResponderExcluir
  3. Luconi,já peguei os selinhos e irei postar no meu blog adulto!Obrigada pelo seu carinho!Bjs,

    ResponderExcluir
  4. Interessantes informações e aprendizados colho aqui neste blog. Parabéns, Luconi.

    ResponderExcluir
  5. Saudações fraternais minha irmã. Nosso grupo de estudo é composto de pessoas que em sua maioria não tem vivencia iniciática na Umbanda, excetua-se eu (aos 23 anos) e ela com quem casei e que teve sua iniciação aos 08 anos de idade, sob a benção e orientação daquele que é hoje (Caboclo pedra preta)juntamente com Pai Jacó os mentores de nossa casa. (coincidência né?). Nos nossos dias de estudo a enfase dada é para quebrar com os condicionamentos e cristalizações que se mantém no grupo. Pai Jacó costuma dizer: "Vós sois a ação de Deus" A Umbanda não pode permanecer nas cristalizações impostas por aqueles que querem deixa-la presa aos dogmas cuja utilidade, tiveram seu tempo. Umbanda é progresso e universalidade é caridade e luz. Saravá minha irmã. Um forte abraço e até breve.

    ResponderExcluir

SEJAM BEM VINDOS FICAMOS FELIZ COM SEUS COMENTÁRIOS QUE NOS INCENTIVAM E ACARINHAM NOSSOS CORAÇÕES