Seguidores

terça-feira, 2 de setembro de 2008

QUEM É PRETO VELHO?



Pretos velhos, já pararam para pensar no significado deste tema “Preto Velho” ?

Sem dúvida nenhuma a maioria dos irmãos espíritas, usam este termo para qualificar, distinguir uma determinada falange espiritual, mas é só, nem por um momento se aprofundam em seu significado, pensam simplesmente que é a falange de escravos velhos, que desencarnaram como tal nesta terra e nada mais.


Preto velho, quanto, mas quanto, este termo é profundo, ele representa a Humildade, a Simplicidade daqueles que evoluíram através dos séculos em direção ao amor Divino.

Quantos espíritos titulados “pretos velhos” em outras encarnações não foram doutores, filósofos, matemáticos, padres, apóstolos, reis, monges orientais, magos, etc....., quantos, quantos eu lhes pergunto?

Ora vocês bem sabem que após a reencarnação o espírito readquire a sua Identidade Integral, voltando aos poucos a sua “inteligência” todas as reencarnações passadas e os ensinamentos adquiridos nelas, também é sabido que um espírito desencarnado pode apresentar-se da forma que lhe aprouver, conforme a sua evolução, portanto um preto velho que foi um filósofo em outra encarnação como tal poderia se apresentar, da mesma forma que um médico em sua última reencarnação pode se apresentar como preto-velho se através de sua existência como espirito ele alcançou tal grau de evolução.

Por isto meus irmãos, é que os Pretos Velhos são considerados a falange mais doce, a mais simples e a mais humilde das falanges que fazem parte da umbanda, são também os mais pacienciosos, sempre prontos a perdoar, a por “panos quentes”, preferindo eles dar grandes voltas para chegar a um objetivo do que ir diretamente a ele, se isto for causar mágoa em alguém.

Só utilizam medidas drásticas em último caso, têm como companheiros de trabalho as almas (espíritos desencarnados a procura de luz), que eles em sua sabedoria infinita ajudam dando-lhes tarefas, ensinando-as assim o lindo caminho da real caridade, preparando-as para uma futura reencarnação.

Entenderam que existe na corrente espíritos que não foram escravos nem pretos, mas a maioria foram sim preto(a) e escravo(a), inclusive há muito tempo foram eles que iniciaram esta linha.

A estes Pretos(as) velhos(as) eu pergunto, qual seria a razão de vocês terem desejado resgatar suas últimas dívidas como escravos, tratados muitas vezes como animais, perdoando a cada chibatada, a cada dor, na certa nesta posição se colocaram para amparar espíritos fracos encarnados na mesma situação ou talvez através de seu exemplo de humildade e paciência, fazer brotar a semente do amor em seus algozes.

Vocês que aguentaram a escravatura até o fim de seus dias terrenos, aproveitaram a jornada para derrubar as suas últimas fraquezas, seus últimos vícios, vocês que separados de seus filhos de sangue, se tornaram Pai e Mãe de muitos filhos espirituais, a todos  por tudo que têm feito na seara do amor Divino, eu elevo o meu pensamento de amor, o meu pensamento de agradecimento, pois a  existência desta linha é a prova que só o Amor, a Caridade e a Humildade poderão nos conduzir a espiritualidade Maior.

Ditado por Gilson Gomes
em 13-05-82

4 comentários:

  1. Linda mensagem....devemos a cada dia agradecer e agradecer a oportunidade de trabalhar com esses Pais e Mães amados!!!

    Um bj com saudades

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga, estou ficando cada vez mais encantada com seus escritos mediúnicos, principalmente sobre a Umbanda, tão injustiçada. Escrevo em um blog chamado "Grupo de Divulgação Esperança", onde há um grupo formado para tratar da Umbanda. Como ainda estou conhecendo melhor está bela expressão de religiosidade, peço licença para publicar algumas de suas postagens. Desde já agradeço.
    Kátia Bandeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Kátia procurei seu email para poder lhe responder, mas não encontrei, então deixo minha resposta aqui, em primeiro lugar te agradeço a presença e o comentário, para mim são carinhos em minha alma que me incentivam a continuar, este e o outro blog de mensagens, obrigada mesmo, agora pode levar o que você quiser, este blog ou casinha como eu chamo, não é minha, é da espiritualidade e de todos que aqui adentram, passa-me depois o link deste grupo pois eu gostaria de conhecer o conteúdo e também ler, sempre temos muito a aprender, e compartilhar uns com os outros é o alimento que tanto precisamos, Oxóssi, orixá do trono do conhecimento, desperta esta necessidade em todos, não só aos umbandistas, pois o saber quando utilizado corretamente é o que impulsiona os espíritos encarnados ou não para a evolução, beijos e muita paz Luconi

      Excluir
    2. Sua "casinha" é muito linda e está fazendo bem para muitos, tenho certeza. Obrigada pelo carinho e generosidade. Sempre acompanhei o que escreve, mas depois que saí do Face, tenho dificuldades para contactar os amigos. Fico feliz por tê-la encontrado. Sempre que possível, estarei por aqui, lendo e aprendendo com você. Fique com meu carinho e respeito. Deus a abençoe sempre.

      Excluir

SEJAM BEM VINDOS FICAMOS FELIZES COM SEUS COMENTÁRIOS QUE NOS INCENTIVAM E ACARINHAM NOSSOS CORAÇÕES