Seguidores

terça-feira, 27 de maio de 2008

EXU, OLHAI POR NÓS





...Ao dizer "Laroiê Exu", estamos dizendo "Exu, olhai por nós ". Alguns após ler o título sequer lerão este texto. Estes que se dizem espiritualizados, mas que ao ouvir falar de Exu e Pomba-Gira torcem a boca, fazem caretas, dizem que não estudam sobre espíritos caídos, apenas sobre os iluminados. Não sabem que todos temos em nossas forças espirituais ao menos um Exu, nosso Guardião, que nos protege e nos vitaliza.


....Não importa a religião, todos somos amparados pelos Senhores Exus: umbandistas, espíritas, católicos, evangélicos, ateus e etc. Pois somos espíritos passando por mais uma experiência encarnados,  que um dia serão espíritos restritos às crenças que carregavam na carne.



....Outros confundem Exus com espíritos maléficos, que sentem prazer em prejudicar alguém. Saibam que Exu somente trabalha dentro da Lei e da Justiça, do contrário não é Exu.



....Exu é Grau, assim como Caboclo e Preto Velho, e para ser consagrado Exu, é necessário muito estudo e experiência. Cada Grau está ligado diretamente a um Mistério Divino e Exu não é diferente. Todos nós temos um polo positivo, que nos irradia ‘luz e discernimento', mas também temos um polo negativo que absorve nossas ‘sombras e mazelas'.



...Esse nosso Guardião Exu é a entidade bendita que é mais reconhecido por ‘administrar' nosso polo negativo. Absorver e encaminhar as energias densas que chegam até nós (aquelas que não somos merecedores). Que afasta de nós os obsessores em desacordo com a Lei ( àqueles que estão dentro dela, somente são vigiados ).



....Mas Exu também trabalha nosso emocional de forma fantástica, drenando muito rapidamente emoções desvirtuadas e sentimentos pouco nobres, que geramos em nós mesmos, permitindo que positivemos nosso padrão conciêncial. Mas quando não é feita a positivação, passa-se a merecer a carga densa , e a partir daí Exu atua de forma a gerar o arrependimento pelos negativismos que são aceitos.



....Como assim ? Muitos dizem que o ser humano é dual, portanto pode cometer deslizes que tudo bem, e ainda dizem “ Eu sou assim mesmo ! ”. E alguns ignorantes ainda jogam a culpa nos Exus. Não é permitido saber do erro e continuar nele ! É Lei !




Assim a consciência gera a responsabilidade, e nossa primeira responsabilidade é com nossa evolução. Aqueles que acham que podem continuar cometendo os mesmos erros que Exu ‘ arruma ', estão muito enganados. Quem não quer evoluir pelo Amor irá pela Dor, e Exu irá assistir gargalhando, pois não gera em si o remorso pela escolha da via evolutiva ( Amor ou Dor ), apenas executa seu trabalho dentro da Lei, já que "a semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória".


....Alguns dizem que Exu não tem luz, pois saiba que todo espírito encarnado ou não possui luz e sombras, alguns se deixam dominar pelas sombras, outros não e a Luz prevalece, Exu permitiu que a Luz prevalecesse e nele falasse mais alto, em algum momento de sua existência encarnado ou não, só por isso seguiu adiante na Luz e mereceu o grau de Exu. 

Exu  possui toda a clareza necessária para cumprir com Fé e coragem o seu digno trabalho; possui todo o discernimento para não acreditar em palavras, mas observar os fatos e através deles saber quais as reais intenções, para assim ordenar nossas vidas dentro de suas possibilidades.



....Exu é força e vitalidade, e ainda dizem que se Exu não cumprir a tal tarefa é porque é fraco. Ou será porque fazer pedido ou oferenda para Exu sem intenção real de aprimorar os seus pensamentos e atos não tem efeito ? Pois em breve tudo estará como antes. Pior ainda é fazer oferenda para Exu pedindo algo fora da Lei e do merecimento, pois Exu não irá aceitar, mas algum espírito caído que não possui Grau algum poderá receber a oferenda e aí o pedinte ficará ligado a esse caído.



....Claro que isto causa um certo espanto para quem acredita que Exu é o faz tudo do astral. Aqueles que acham que pagando, ele faz qualquer coisa. Exu pode ter caído (alguns sequer caíram – leiam Exu Tranca Ruas de Rubens Saraceni ), mas se ergueu e está evoluindo com esforço e competência, não vai por tudo a perder por irresponsabilidade de alguns ignorantes das lides espirituais.



....Muitos Exus já foram convidados a integrar forças espirituais do alto, uns aceitaram outros preferiram continuar como Exus. Pois todos trabalham com honra e empenho para a evolução da humanidade.



....O mistério Exu sofre uma carga negativa dos falsos sábios, mas tudo que está em desacordo com a criação um dia prestará contas, e aí os sabichões perceberão como foram amparados e deram as costas aos amparadores.



....Obrigado Senhores Exus, por todo o amparo e proteção, agradeço pela vitalidade e vos peço perdão pelas cargas e confusões desnecessárias que gerei.


Portanto,

Olhai por nós Exu.
LAROIÊ EXU !

Texto  Alexandre N. Gimenez
com alguns apartes de Luconi Marcia 

Um comentário:

  1. Laroye Exu! Tu que nos guarda em todos os cantos, tu que ainda ves tantos médios insanos e ainda ri...só rindo pra não chorar mesmo guardião de todos os cantos e portas.

    ResponderExcluir

SEJAM BEM VINDOS FICAMOS FELIZES COM SEUS COMENTÁRIOS QUE NOS INCENTIVAM E ACARINHAM NOSSOS CORAÇÕES