Seguidores

domingo, 20 de abril de 2008

EXU ORIXÁ





Há milênios atrás não existia na África os Orixás naturais, mas sim divindades locais que atendiam às necessidades religiosas específicas de cada um dos povos .

Quando iniciou o contato entre os povos, teve início à difusão das divindades, após um certo tempo mais ou menos cinco mil anos atrás, os povos  sentiram a necessidade de divindades mais abrangentes. Então nosso Pai Poderoso permitiu que no plano material fossem concretizadas Divindades de alcance planetário, que se adaptaram aos anseios religiosos de povos distintos entre si, mas comum na forma de cultuá-las, este foi o nascedouro das atuais religiões africanas.

Portanto daí surgiram os amados Orixás naturais ou Divindades naturais que para ajudar a evolução da humanidade o Pai Poderoso permitiu que se concretizassem na Terra.
Nas postagens anteriores já falamos de cada Orixá Natural, explicando suas atribuições e seus atributos, portanto nesta postagem vamos nos dedicar a falarmos um pouco sobre Exu e Pomba-Gira.


A divindade Exu apareceu na África mais ou menos quatro mil anos atrás, apesar que ele existia antes mesmo da Terra existir,  os homens sentiam necessidade de uma divindade que os auxiliasse na potência masculina, na fertilidade humana, nos problemas de vida doméstica, e nas viagens a regiões distantes povoadas por outras tribos cujos feiticeiros aterrorizavam quem dos outros  povos que
ali chegasse.

Exu teve aceitação imediata e se propagou com tanta rapidez que suplantou as outras Divindades responsáveis por muitas das necessidades humanas.


A Divindade natural Exu deslocou  seres naturais para a dimensão humana a fim de poderem sustentar os seres humanos que a ela recorriam. Exu apreciou a criatura humana e na dimensão dela quis ficar, havia muita afinidade entre os Exus naturais e os seres humanos. Não existia Exu das Matas, do Cemitério, das montanhas, etc..., o que havia era a Divindade Exu  de múltiplos aspectos, pois atendia as mais variadas e imediatas necessidades humanas, nem o nome era Exu, o nome real de Exu é um nome cristalino vedado aos humanos.


Da mesma forma a Pomba-Gira, que também vários  seres naturais femininos  foram  deslocados para atuarem na Terra, se existe uma Orixá Pomba-Gira até hoje não foi revelada pelo Criador,  estes seres naturais denominados Pomba-Giras são cósmicos e irradiam ou geram desejo, portanto Exu é vigor e Pomba-Gira é desejo, Exu rege uma dimensão natural, na Umbanda criam as condições ideais para que a Umbanda tenha seus recursos mágicos  atuando de forma horizontal ou inclinada dispensando a ativação direta dos Tronos Cósmicos ou dos aspectos negativos dos regentes das linhas da Umbanda.


Saibam que nem Pomba-Gira Natural nem Exu Natural seguem a mesma linha de direção evolutiva dos espíritos, pois eles seguem outra orientação, outro direcionamento. Estes seres naturais são muito belos, não possuem cores radiantes, não possuem áurea visível, são energeticamente densos e têm uma cor cinza que os destaca de todos os outros seres naturais.


As Pomba-Giras são geradoras de desejo, mas lembre-se que o desejo é um fator divino fundamental em nossa vida, pois nós o absorvemos pelos sete chacras principais e também pelos chacras secundários.


O desejo só existe porque Deus assim quis e ele não se manifesta só através do sexo, pois sentimos o desejo de aprender, de viajar, de conversar, de nos divertir, de evoluir, de comer determinado alimento ou de vestir determinada roupa, etc...


Exu e Pomba-Gira natural quando acompanham o médium raramente incorporam. Normalmente na Umbanda o mistério Pomba-Gira e Exu se manifesta através de espíritos incorporados através de suas hierarquias ativas.

Exu e Pomba-Gira seres naturais cósmicos são servos obedientes dos Orixás, os Senhores do Alto, que por sua vez são servos do Sagrado Senhor da Luz, da Lei e da Vida.

Tanto os Exus e Pomba-Giras que incorporam na Umbanda, são espíritos humanos que já encarnaram na Terra. Todos eles são coroados por Orixá Exu, Orixá Ogum e seu Orixá Ancestra além do Orixá da linha que vai atuar. 


 O mistério do Orixá Exu  podem ser ativados por qualquer pessoa desde que dentro de um ritual correto, mas não se esqueçam Orixá Exu é extremamente correto, é o dono do mercado onde ele só aceita e abençoa trocas justas em todos os sentidos da vida. 


Texto baseado no livro “Umbanda Sagrada” de Rubens Saraceni

Um comentário:

SEJAM BEM VINDOS FICAMOS FELIZES COM SEUS COMENTÁRIOS QUE NOS INCENTIVAM E ACARINHAM NOSSOS CORAÇÕES