Seguidores

quarta-feira, 5 de março de 2008

EM RESUMO UMBANDA É ......




Em todas postagens anteriores tenho escrito sobre a origem e preconceitos da Umbanda, também foi escrito sobre a mediunidade e hoje antes de começar a falar das linhas que integram a Umbanda eu gostaria de deixar bem claro alguns tópicos.


A Umbanda é uma religião espírita, é uma religião naturalista, é uma religião afro-ameríndia brasileira.

Na umbanda encontra-se exemplificado os ensinamentos de CRISTO que a Umbanda tem como o MAIOR mestre que encarnou nesta Terra não é Orixá. 
 
É Espírita porque acredita nas manifestações dos espíritos e na reencarnação como meio de evolução espiritual. 

Natural porque cultua os orixás naturais em seus pontos de força.

Afro porque seus Orixás, são os deuses africanos, foi na África que em primeiro lugar foram cultuados.


Não basta para um templo ter a aparência de um templo umbandista e não seguir a Lei Maior nem as normas que os Orixás nos ensinaram.


Não basta para o médium de umbanda ter feito as devidas obrigações para se tornar um sacerdote (pai ou mãe de santo), se ele já não tiver alcançado na espiritualidade essa condição, muitas vezes, vê-se pais e mães de santo que não fizeram todas as preparações, mas a elevação espiritual demonstrada através de suas atitudes morais, já os tornaram aptos para tal na espiritualidade, como exemplo temos o médium Zélio Fernandino de Morais que com o caboclo das Sete Encruzilhadas, com apenas dezesseis anos de idade, fundou a Umbanda, dando as suas normas em 1.908.


Todo terreiro ou templo de Umbanda que cobra a caridade praticada, com certeza denomina-se Umbanda sem ter o merecimento, portanto não é um terreiro Umbandista. Não estamos falando de atendimentos fora do templo de oráculos, terapias holísticas entre outros atendimentos que requer que quem o pratica tenha estudado, se especializado e passa os seus dias em atendimentos.     
Concorda-se que seja dividida entre toda a corrente inclusive o sacerdote a despesa imprescindível ao funcionamento do Templo.


A Lei Umbandista não permite de forma nenhuma que sejam feitos trabalhos para o mal, ou que sejam feitos trabalhos para interferirem no livre arbítrio das pessoas, os cultos umbandistas devem se restringir à elevação espiritual de seus filhos e assistência, trabalhos de caridade como cura e limpeza espiritual, sendo que esta depende da necessidade de cada um, podendo ser:através de passe, descarrego, desfazendo trabalhos
espirituais, etc....


Os mentores espirituais da Umbanda, ou seja os guias que nela trabalham, são nossos amigos espirituais, alguns nossos ancestrais tanto da direita como da esquerda, se magoam muito quando os filhos ou assistência não têm por eles amor, pensando em usá-los somente para conseguir os seus interesses, pois não veem a Umbanda como religião. Não se esqueçam eles são espíritos humanos como nós, em excessão dos Orixás e algumas entidades de linhas específicas, que são seres naturais.   


São esses tópicos que quisemos repetir nesta postagem, apesar dos mesmos já estarem incluídos e explicados com maiores detalhes em postagens anteriores, são muito importantes, pois eles definem as diretrizes de nossa religião.

NÃO ESQUEÇAM, cada terreiro de umbanda tem a sua doutrina, baseada no segmento que segue, nenhum está errado e nenhum está totalmente certo, por isso antes de fazer parte de um terreiro de umbanda procurem conhecer a doutrina que seguem, na dúvida perguntem ao Dirigente do terreiro, só façam parte da corrente se a doutrina vingente falar ao seu coração. 


Fé, Amor, Humildade e Caridade, são as bandeiras que a Umbanda carrega.


Ditado por Pai João de Angola.
psicografado por Luconi
em 05-03-2008.

4 comentários:

  1. Eu sou evangélica,mais gostei muito da postagem que lí acima pois conheci um pouco melhor a religião de vcs,parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  2. Perfeito o texto e sua percepção sobre Umbanda.
    Umbanda é paz e amor, um mundo cheio de luz! É a força que nos dá vida e à grandeza nos conduz!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo carinho do comentário, raramente quem aqui vem o faz, basta olhar o numero de visualizações e o numero de comentários, levemos a nossa Umbanda sempre para frente rumo a evolução, pois nada foge a lei da evolução, nada estaciona, uma pequena correção esta é a minha visão, mas o texto me foi passado por Pai João de Angola,fica na paz de Oxalá

    ResponderExcluir
  4. Não fiquem tristes com as pessoas que são preconceituosas com voces afinal é uma religião como qualquer outra e não devemos julgar a crença de cada um é errado , a religião de vocês é cheia de amor , paz mas as pessoas não procuram saber antes de julgar alguém ou algo
    Mas é uma religião muito interessante e cheia de amor parabéns para quem fez esse texto eu ameii e também acabou me ajudando com o meu trabalho então muito obrigada 😊

    ResponderExcluir

SEJAM BEM VINDOS FICAMOS FELIZES COM SEUS COMENTÁRIOS QUE NOS INCENTIVAM E ACARINHAM NOSSOS CORAÇÕES