TRADUTOR

Seguidores

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

SURGIMENTO DA UMBANDA NO BRASIL


A Umbanda no Brasil é uma religião nova, com apenas um século de existência, as suas raízes estão na África. Destas raízes pouco se sabe, a não ser que lá tudo se originou há muito tempo, com o culto aos Orixás Naturais, que era realizado no ponto de forças de cada Orixá, sendo um culto puro, as oferendas eram de flores e frutas.

Com o tempo ele foi se modificando e quando os africanos chegaram ao Brasil, eles o trouxeram já com suas modificações. Os escravos para poderem praticá-lo de forma a fugirem das proibições de seus senhores, lembrando que na época o Catolicismo era predominante, fizeram um sincretismo entre os Orixás e os Santos católicos.

Este sincretismo não foi feito de forma aleatória, muito pelo contrário, seguiam as orientações dos Orixás, por exemplo: Umbanda = trono da fé= Oxalá (pai de todos os orixás, orixá maior da umbanda) representado nos terreiros por uma imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Trono do Amor = Oxum representada pela imagem de Nossa Senhora, e assim por diante. O Santo que correspondia exatamente as qualidades daquele Orixá, era sem dúvida um representante legítimo de tal trono.
Portanto do culto aos Orixás Naturais, originou-se no Brasil duas correntes : a nação do Candomblé e a Umbanda.

No século XIX existiam cerimônias isoladas realizadas por médiuns e seus guias, com uma mistura de rituais africanos, sincretismo católico, magia e influencia do espiritismo, estes rituais eram denominados Macumba, não por seus praticantes mas pelo povo no geral, estes praticantes nunca se interessaram em dar nome ao culto ou seguir uma linha doutrinária.

A data que marca o início da Umbanda é o ano de 1.908 quando o Senhor Caboclo das Sete Encruzilhadas, no médiun Zélio Fernandino de Moraes, fez a anunciação da Umbanda, diferenciando-a do Candomblé e do Espiritismo.

Um comentário:

  1. Adorei a ideia do blog, vcs estao de parabens, vou visitar sempre para entender melhor o espiritismo


    abraços

    ResponderExcluir

SEJAM BEM VINDOS FICAMOS FELIZ COM SEUS COMENTÁRIOS QUE NOS INCENTIVAM E ACARINHAM NOSSOS CORAÇÕES